Encontro Vocacional 2019 Mês de Julho

Cerca de trinta jovens participaram do último encontro vocacional realizado entre os dias 27 e 28 de julho na sede do Seminário Arquidiocesano da Paraíba. O encontro foi baseado no documento do Papa Francisco para os jovens Christus Vivit.
Durante o encontro, a equipe vocacional procurou integrar os vocacionados na dinâmica das dimensões formativas vivenciadas durante o período seminarístico, promovendo momentos de espiritualidade com a participação na Celebração Eucarística, Adoração ao Santíssimo Sacramento e escuta da Palavra de Deus, além da inserção na recitação da Liturgia das Horas.
A dimensão comunitária foi trabalhada através da prática de esportes e momentos de convivência fraterna. A dimensão humano-afetiva foi abordada através das conversas pessoais entre os promotores vocacionais e os vocacionados.
Um dos pontos que merece enfoque, foi a abordagem feita pelo Pe. Márcio José do documento papal, tema central do encontro. O padre destacou que para discernir uma vocação, é preciso ter “espaços de solidão e silêncio. Um silêncio que não seja uma forma de isolamento, mas sim um discernimento orante, que se predisponha a escutar o Senhor, os outros e a própria realidade”. Assim, o discernimento torna-se “um instrumento de compromisso forte para seguir melhor o Senhor”. Concluiu enfatizando que a vocação exige uma resposta àquele que chama, o “chamado de um amigo: Jesus”.
O encontro finalizou com a participação dos vocacionados na Celebração da Santa Missa do encontro mensal da Obra das Vocações Sacerdotais – OVS, cujo pilar fundante é a oração pelas vocações.